No post anterior explicamos para você o que é um vídeo wall, se você não viu nosso post anterior, clique aqui e confira. O vídeo wall é um equipamento que consiste em uma grande tela formada por vários monitores. Essa solução permite que imagens, vídeos ou conteúdos online sejam vistos em uma grande resolução usando múltiplas telas, simultaneamente. 

Esse sistema é utilizado como estratégia por empresas que investem em merchandising e propaganda e também por empresas que possuem centrais de monitoramento.

Provavelmente você já pode ter visto conteúdos sendo reproduzidos por um conjunto de TVs, por exemplo, 3 televisões uma ao lado da outra formando um único display. O resultado é o vídeo em exibição mais atrativa e nada convencional.

O que muitos podem se questionar é: como produzir um vídeo nesse formato e como configurar as telas para a transmissão de um vídeo wall? Por isso, resolvemos trazer algumas dicas para você!

Como fazer um vídeo wall?

Existem várias formas de montar um vídeo wall. Separamos a seguir as mais utilizadas para ajudá-lo. Confira:

  • TVS especiais
    Hoje em dia alguns fabricantes de televisores oferecem monitores de modelos profissionais que já possuem a função de vídeo wall. Esses monitores contam com um processador de vídeo embutido nas telas e a partir do controle remoto, o usuário pode escolher em quantas partes a imagem será dividida e assim configurar qual pedaço será transmitido em cada tela. Esta opção tem um custo mais elevado pela comodidade e facilidade da utilização do vídeo wall.

  • Matrizes com scaler
    Algumas matrizes contém funções específicas para criar o vídeo wall, o que pode ser realizado a partir de televisores comuns, deixando que a matriz faça a quebra da imagem e também o direcionamento para cada tela.  Dessa maneira os custos são reduzidos – já que essas televisões comuns podem ser controladas de forma mais simples.

  • Sistemas HDMI via IP
    O sistema HDMI via IP distribui sinais HDMI para várias TVs – tudo conectado por uma rede IP, tornando possível criar uma matriz HDMI com o número de entradas pelo número de saídas que você precisa. Esse software de gerenciamento oferece a liberdade de fragmentar uma imagem em quantos pedaços forem necessários, direcionando cada um deles para uma tela específica. Além disso, esse sistema possibilita uma transmissão a grandes distâncias usando protocolo IP. O que oferece muita versatilidade e ótimo custo-benefício. Porém, essa alternativa pode apresentar uma imagem mais pixelada devido à imagem ser estendida para preencher um espaço maior.

Formatos de vídeo wall

São inúmeras as  formas de posicionamento dos monitores para a composição de um vídeo wall, por exemplo: formando linhas na vertical, horizontal ou diagonal, retângulos, quadrados, pirâmides e até espirais, compondo uma imagem única.

  • Retangular fixo
    São sistemas cujo o número de telas é fixo, sem a possibilidade de alterações. Ou seja, 2×2, 3×3 e assim por diante. É uma das formas mais simples de fazer um vídeo wall, principalmente por não ser necessário criar um conteúdo específico para ser exibido no sistema. Já que ao utilizar uma configuração de matriz quadrada, obtemos a mesma proporção de tamanho de um tela.

  • Retangular livre
    Sempre com formato regular, essa opção oferece a liberdade de criar um vídeo wall com quantas telas forem necessárias. Nessa opção você, tem a liberdade de criar o vídeo wall com quantas telas desejar, utilizando de um formato retangular.

  • Formato livre
    Aqui existe a disponibilidade de posicionar suas telas de diversos formatos, formando desenhos e mosaicos criativos. Nesta configuração, as telas são dispostas de forma irregular na parede, formando um incrível display que não passa despercebido!

 

Por que ter um vídeo wall?

Utilizar um vídeo wall tem várias vantagens, entre elas:

  • Sua publicidade tem maior espaço e mais visibilidade;
  • Maior poder de persuasão;
  • Possibilidades de criar formas diferentes para as programações e telas;
  • Maior rentabilidade.

A tecnologia é altamente eficaz, porém pelo alto valor de investimento é considerável inviável para muitos de nós. Mas hoje viemos te apresentar uma alternativa econômica e de qualidade para você ter o seu vídeo wall.

 

Mãos à obra!

Você está decidido a ter um vídeo wall, seja para uso pessoal e de entretenimento, como forma de atrair clientes ou controlar uma central de monitoramento? Com nossas dicas, agora você já deve saber por onde começar e qual a melhor opção de vídeo wall para a sua necessidade.

Portanto, devemos levar em consideração outros importantes aspectos. Vamos lá!

  • Espaço e ambiente
    Chegamos a um ponto importantíssimo, já que antes de considerar qualquer outro aspecto, você deve ter conhecimento das características do local em que pretende instalar o seu vídeo wall.Será necessário atentar-se à localização do equipamento (interior ou exterior); quantidade de luz ambiente, acessibilidade do vídeo wall e dimensões físicas (por exemplo: espaço do local, tamanho da parede e layout do ambiente) serão determinantes para você decidir os tamanhos e os componentes ideais para o seu vídeo wall.

  • Usabilidade
    Qual a finalidade de seu vídeo wall? É necessário saber qual é o retorno esperado pelo seu investimento. Primeiro pontue qual é o tipo de uso do seu vídeo wall e qual o resultado que você espera, isso te ajudará a ter total conhecimento de qual solução em vídeo wall você precisa adquirir, quais componentes serão necessários e assim você terá o controle do seu orçamento.
    A maioria dos usuários de vídeo walls utilizam o equipamento para exibir propagandas e promoções – em fins comerciais. Para fins administrativos, em reuniões  e para apresentar o controle do fluxo na empresa.

  • Conteúdo e interatividade
    Qual tipo de conteúdo você quer exibir em seu vídeo wall?Podem ser imagens estáticas, vídeos de baixa ou alta resolução (até mesmo 4k), aplicativos HTML 5, ou gráficos 3D. Essas são características que você tem que considerar para escolher o tipo certo de vídeo wall que procura.

  • Proporção, layout e tamanho
    Aspectos físicos são importantes para determinar o layout e tamanho do seu vídeo wall. Além disso, os contratantes devem considerar outros aspectos antes de decidirem quantos e quais displays e qual será o layout desse vídeo wall.Por exemplo: a proporção da tela que disponibilizará o conteúdo é extremamente importante e deve ser considerada.  Mesmo que o espaço físico permita, determinado layout de vídeo wall pode distorcer o seu conteúdo e não respeitar a sua proporção original.

  • Configuração, calibração e manutenção
    Um vídeo wall pode exigir uma variedade de componentes, como: displays específicos, mídia players, além de placas e cabos que precisam ser instalados cuidadosamente para garantir um bom funcionamento. Se a tela não for calibrada corretamente, o vídeo wall pode proporcionar um impacto negativo a seu público.
    Para a manutenção de seu vídeo wall, dê preferência a uma solução que não requeira especialistas para configurar e gerenciar o equipamento.

Agora que você já conhece algumas tecnologias para criação de vídeo wall e está pronto para ter o seu, confira os equipamentos da LOJA DANIELE e fique de olho em nossas ofertas! 😉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *